sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vestindo a camisa!!!

Povo!
Desculpa a ausência...

As coisas estavam indo num ritmo aceleradíssimo mas esperado, fim de semestre, exames chegando, ensaiando de segunda a segunda, etc... Até que de repente se formou uma comissão de alunos para representar a escola de teatro (tipo um grêmio estudantil) da Universidade Finis Terrae, na que estou estudando. E o contexto que gerou essa formação que foi legitimada pela votação de todos aprovando o grupo de alunos representantes, foi a recente mobilização nacional de estudantes por uma educação pública, ou seja, gratuita, e de qualidade no Chile. Acontece que o ensino superior aqui é em maioria privado e além disso, caríssimo. E já que na constituição as unidades de ensino deveriam ser sem fins lucrativos, o que não acontece, óbvio, e que uma série de itens que estão menosprezados em relação aos estudantes, como passe escolar nos 365 dias do ano, e outros tantos benefícios e incentivos e não só mais dinheiro investido, mas também uma possível reforma educacional. Ler mais em: http://marcelclaude.blogspot.com/2011/06/la-educacion-publica-es-posible-la.html
Aí aconteceu que muitas faculdades aqui começaram a entrar em greve e a fazer manifestações massivas nas ruas, como por exemplo a intervenção 1800 horas pela educação: uma corrida em torno ao Palácio de La Moneda, sustentando bandeiras pela causa educacional durante 1800 horas - ou seja, milhares de estudantes se comprometeram a percorrer esse trajeto pelo que no total somarão 75 dias correndo, revezando-se dia e noite, dormindo na rua, compartilhando chá, banana e um grande apoio moral pros corredores.
Aconteceu que mesmo sendo de uma universidade privada, os alunos da escola de teatro da UFT, onde estou estudando, resolveram aderir ao movimento, a três dias antes de acabarem oficialmente as aulas e começarem os ensaios para os exames finais e com assembléias e votações, entramos EN PARO - em greve também!!! Não para ficar em casa, ir dormir, entrar de férias antes do tempo, mas para trabalhar ainda mais!
E claro que a Sheilinha aqui não ia ficar de fora! Mesmo não sendo chilena, mesmo indo embora em pouco tempo, me envolvi com a causa, que creio que é universal, todos em qualquer país, necessitamos de uma educação digna, respeitosa e para todos. Foi assim que decidi ir pras ruas com a galera e é o que estou fazendo nesses últimos 3 dias, porque tudo começou nessa quarta-feira!!!
Mesmo assim, é provável que apresentemos nossa montagem, Los Papeleros, como parte das manifestações, em escolas que estão tomadas e em greve também e arrecadando alimentos para verter a entidades sociais. Ou seja, mais que nada, estamos cumprindo na prática, de verdade, efetivamente, com um papel social que todos nós artistas buscamos ao escolher essa profissão!!! Indo às ruas, marchando, reinvindicando, pensando e atuando!!! Aí abaixo estão alguns registros das coisas que estão rolando por aí e seguiremos com mais coisas e se der tudo certo, idéias da gente mesmo, que vamos buscar colocar em prática em poucos dias!!! Estratégia e arregaçar as mangas pra balançar esses sistemas injustos:

Essa foi a minha turminha varando a noite pra correr pela educação: eu tbm fui e corri uma hora com a bandeira da causa em mãos!!
 Essa foto foi tirada da intervenção que a milhares de estudantes fizeram hoje no Palácio da Moneda: todos de zumbi, dançamos THRILLER!!!

Olha eu aí atrás com a luva amarela - e essa menina da foto é minha amiga, eu que fiz a maquiagem!!!
Chique hein!!!

A louca, vai pro país dos outros e reinvidica coisas pros outros?? Não, isso é pra todos nós!!!

Besitos com saudades
HASTA EL CHILE CHICOOOOOOOOOOOOOS!

Um comentário:

  1. Amiga voce sumiuuu rs ja estava preocupada....
    Nossa amiga e a gente pensa aqui que só no Brasil que existem problemas, e nos paises ai fora é tudo maravilha neh, mas que nada eles tambem enfrentam grandes problemas. E a educação é a preocupacao da maioria neh. Isso mesmo amiga não é so porque voce é uma estrangeira ai que nao deve participar, pelo contrario tem que arregacar as mangas (como voce disse) e lutar pelo direito, porque nos todos temos!
    Saudadeees imensa amiga, nao vejo a hora de voce estar aqui =)
    Beijooooos

    ResponderExcluir